Dia Internacional do Implante Coclear

#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem

Card na cor rosa e contorno preto.
Na parte superior no lado esquerdo tem um desenho de uma criança usuária de implante coclear.
No lado direito há titulo:

25 de fevereiro

DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR

E logo abaixo segue texto:

Esta data foi escolhida por ser o dia da realizaçãodo primeiro implante coclear no mundo

e tem como objetivo aumentar o acesso
e a conscientização dos pacientes que se beneficiariam com essas próteses auditivas.

Na parte inferior do card, no lado direito, há o logo do site Síndrome de Usher Brasil.

#fimdadescricao

25 de fevereiro

DIA INTERNACIONAL DO IMPLANTE COCLEAR

 

 

Todos os anos, o Dia Internacional do Implante Coclear é comemorado no dia 25 de fevereiro, data do primeiro implante coclear no mundo que foi realizado pelo cirurgião francês Charles Eyries em cooperação com o biofísico Andre Djourno em 1957, portanto este ano completa 65º aniversário.

Embora esses estudos tenham sido abandonados quase no início, daí para frente a tecnologia do implante coclear (IC) progrediu muito ao redor do mundo e é considerado uns dos grandes avanços da medicina moderna.

 

O que é implante coclear?

O IC é um dispositivo eletrônico implantado cirurgicamente que fornece uma sensação de som a uma pessoa com perda auditiva severa ou profunda. Não cura a surdez, mas é um substituto protético que estimula diretamente a cóclea. Para saber mais detalhes sobre essa prótese, acesse esse link.

 

Aparelhos auditivos ou implantes cocleares?

A maioria dos pacientes com perda auditiva, inclusive severa, se beneficia com o uso de aparelhos auditivos (AASI). Nos casos de perda auditiva total ou profunda, o AASI torna-se incapaz de fornecer informações acústicas adequadas e, portanto, o implante coclear pode ser indicado, na qual produz os melhores resultados na reabilitação.

 

A importância da conscientização

 

A perda auditiva pode ser traumática e cada um tem reações diferentes para lidar com a surdez. Para muitos, pode resultar em problemas sociais, psicológicos e físicos. Os aparelhos auditivos tem sido uma forma eficaz de restaurar a audição, embora, em alguns casos, não são capazes de fornecer benefícios adequados para pessoas com surdez profunda e portanto, o implante coclear pode ajudar. Com um IC, muitos pacientes, mesmo sendo neurossensorial severo, foram capazes de reverter a perda auditiva demonstrando ter melhorias significativas na qualidade de vida.

Entender a tecnologia dos ICs e divulgar mais sobre os critérios para pessoas com deficiência auditiva profunda serem candidatos a este procedimento é crucial para aumentar o acesso e a conscientização dos pacientes que se beneficiariam com essas próteses. 

Apesar do pouco conhecimento associado à acessibilidade, o implante coclear está se tornando cada vez mais popular e os principais indicadores preveem um aumento de cirurgias nos próximos anos.

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com