00 dnpcds2021.jpg

#pracegover #pratodosverem #descricaodaimagem

Card com contorno preto e com fundo degradê verde sendo que na parte superior tem um desenho do mapa do mundo na cor cinza e no meio há figuras de pessoas com deficiência na cor verde

Abaixo tem um título: 03 de dezembro - DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Esta data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 que tem como objetivo ampliar

a inclusão, a acessibilidade e a igualdade entre as pessoas com deficiência na sociedade.

E abaixo no lado esquerdo, na parte inferior há o logo do site Síndrome de Usher Brasil

#fimdadescricao

03 de dezembro

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

 

O que é uma pessoa com deficiência?

Deficiência pode ser definida como uma limitação funcional que interfere na capacidade de um indivíduo. Por exemplo: andar, ver, ouvir ou aprender... Refere-se a uma condição física, sensorial ou mental.

Portanto, existem muitos tipos de deficiência que podem ser ocasionadas por acidentes, doenças ou distúrbios genéticos. Uma deficiência pode ser visível ou oculta, ser permanente ou temporária e pode ser múltipla. Percebe-se então, que isso pode afetar a socialização, a mobilidade, a capacidade de aprender ou de se comunicar, mas isso não significa incapacidade para realização de tarefas do dia a dia, apenas a possibilidade de alguma forma de adaptação e ajuste para que se possa realizar as atividades da mesma forma que as pessoas sem deficiência.

 

Quantas pessoas tem deficiências?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 15% da população mundial sofrem de algum tipo de deficiência. Este número deverá aumentar dado o envelhecimento da população e o aumento da maioria das doenças não transmissíveis.

Já aqui no Brasil, de acordo com o último Censo do IBGE, em 2010, aproximadamente 46 milhões de brasileiros, isto é, cerca de 24% dos entrevistados, declararam ter deficiência ou algum grau de dificuldade.

 

Portanto...

A celebração desse dia visa promover a compreensão das questões da deficiência e mobilizar apoio para a dignidade, os direitos e o bem-estar das pessoas com deficiência. Também busca aumentar a conscientização sobre os ganhos decorrentes da integração das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, econômica e cultural.

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com