DIA MUNDIAL DA AUDIÇÃO

03/03/2019

Esta data tem como objetivo a prevenção da surdez, assim como conscientização sobre as causas e as características. 

 

A perda auditiva está sendo cada vez mais comum e neste dia procura refletir as características, as causas,  os problemas e também buscar soluções.

 

A prevenção da surdez deve começar no útero, através da prevenção ou do tratamento de doenças maternas que podem afetar o desenvolvimento normal do aparelho auditivo do feto, do tratamento adequado das otites infantis e de cuidados com os medicamentos potencialmente tóxicos para o ouvido.

Exames preventivos de audição devem ser feitos nos recém-nascidos, porque quanto mais cedo for percebida a deficiência auditiva, mais fácil será a abordagem terapêutica. Em casa e na escola deve-se observar se há atrasos no desenvolvimento da linguagem, dificuldade de aprendizagem e isolamento, geralmente indicadores de deficiência auditiva. Deve-se evitar os ruídos contínuos acima de 75 decibeis, mas se a pessoa é obrigada a estar em locais onde eles existem, deve usar algum protetor de ouvido.

Nós podemos prevenir a perda auditiva de diversas maneiras, como:

  • Evitar a exposição a ruídos intensos; se for realmente necessário, usar tampões de ouvido;

  • Exames pré-natais na gestante pode evitar surdez na criança;

  • Vacinação da criança para impedir que tenha contato com doenças que deixem sequelas como a surdez;

  • Não tomar remédios ototóxicos sem prescrição médica.

 

A busca da causa da surdez inicia com os exames de audiometria. Após o diagnóstico da surdez, se houver indicação de uso de aparelhos auditivos, o otorrinolaringologista encaminha o paciente para um fonoaudiólogo.

Quando a causa da diminuição da audição/surdez é a lesão do nervo da audição, o tratamento é realizado com o uso de prótese auditiva/aAparelho de audição, que funcionam como amplificadores do som; que permite ao paciente o retorno de sua qualidade de vida com

re-inclusão social. Na criança com diminuição da audição/surdez congênita, o diagnóstico deve ser precoce para que o uso da prótese auditiva/aparelho de audição seja o mais rápido possível e a criança não tenha déficit de linguagem e aprendizado.

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Responsável: Ana Lúcia Perfoncio