Dia mundial da saúde ocular

#pracegover #descricaodaimagem

Card com contorno cor preta e com fundo branco sendo que na parte superior tem uma imagem de um médico examinando o olho de um paciente.

Abaixo tem um título:

DIA 10 DE JULHO – DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

Abaixo segue texto:

Esta data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar sobre a importância de tornar a saúde ocular uma prioridade.

No canto inferior no lado direito há o logo do site Síndrome de Usher Brasil.

#fimdadescricao

10 de julho

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR 
 

Esta data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar sobre a importância de tornar a saúde ocular uma prioridade.

Alguns problemas mais graves relacionados à visão poderiam ser evitáveis e, portanto, tem um impacto profundo na vida das pessoas afetadas. A falta de cuidados oculares pode prejudicar as oportunidades educacionais, sociais, aumentar o isolamento e agravar o impacto das doenças crônicas de saúde. Tudo isto representa um desafio significativo para os setores públicos que deveriam incentivar a conscientização de aumentar a visibilidade e a prioridade para questões de cuidados oftalmológicos de qualidade.

 

O que causa problemas oculares?

Existem muitos fatores: alguns problemas oculares são devidos à genética, outros são resultados de hábitos pouco saudáveis. A maioria delas são de fácil tratamento e pode prevenir tomando algumas precauções simples. Mas às vezes eles podem se transformar em algo mais sério, se os sintomas forem tardiamente diagnosticados. 

Para saber mais sobre mais sobre o assunto, saiba quais são os dois tipos de distúrbios oculares que podem afetar a visão: 

  • Erros de refração: exemplos como miopia, hipermetropia, astigmatismo, etc. Esses são os problemas oculares mais frequentes no mundo que podem ser corrigidos com óculos, lentes de contato ou, em alguns casos, cirurgia. 

  • Erros não refrativos: Esses incluem glaucoma, catarata, retinoblastoma, degeneração macular da retina (DMRI), retinopatia diabética, etc. Além destes há centenas de outras doenças oculares sendo que muitos são tratáveis e outras não tem cura. 

 

Por isto que é  importante manter-se em dia com exames oftalmológicos e marcar uma consulta com o oftalmologista assim que notar alguma mudança. 

 

Dicas para ter olhos saudáveis 

A chave para uma boa saúde ocular é a detecção precoce: Fazer um exame oftalmológico regular é a única maneira de detectar uma variedade de problemas, entre elas glaucoma ou retinopatia diabética, garantindo que se receba tratamento oportuno. A maioria das pessoas com problemas de visão deve consultar um oftalmologista uma vez por ano para ter certeza de que sua visão não teve alterações.

Conheça o histórico médico da sua família: Algumas doenças oculares são hereditárias, por isso é importante descobrir se alguém da sua família as teve. Isso pode ajudá-lo a determinar se você tem ou não, risco de desenvolver problemas da visão.

Use óculos com prescrição do oftalmologista: Os óculos prontos, vendidos nos comércios, se usados incorretamente podem ser prejudiciais para os olhos, isso porque muitas vezes as lentes são irregulares, podendo distorcer a luz. A maioria também não possui proteção contra raios ultravioleta. Lembre-se: cada paciente que tem problema visual, seja miopia, astigmatismo, hipermetropia, entre outros, nunca tem um grau idêntico à outra pessoa, portanto as lentes dos óculos de grau ou lentes de contato são produzidas especialmente para atender as necessidades de cada pessoa. Receita de grau deve ser prescrita apenas por médico oftalmologista.

Use óculos de proteção: Para evitar lesões oculares, você precisa de proteção visual para fazer reparos ou projetos na casa, praticar certos esportes e trabalhar em fábrica ou construção, por exemplo.

Use óculos de sol: A exposição ao sol pode causar danos aos olhos e aumentar o risco de catarata e degeneração macular relacionada à idade. Proteja sua visão com óculos de sol que bloqueiam 99 a 100% da radiação UV-A e UV-B.

Mantenha a higiene adequada: Lave bem as mãos antes de esfregar os olhos ou até mesmo tocá-los. Isso é importante para todos, mas especialmente para usuários de lentes de contato. Antes de tocar a região, você deve lavar as mãos com sabão neutro e secá-las com uma toalha sem fiapos. Isso ocorre porque os germes e bactérias inseridos em sua vista pelos dedos podem causar infecções oculares e até introduzir vírus de resfriado, gripe ou outras doenças em seu corpo. Limpar seus óculos e lentes de contato também podem ajudar na redução de germes ao redor da visão.

Piscar com mais frequência: Isso pode parecer um pouco trivial, mas piscar mais vezes que o normal, fazendo pausas repetidas, lubrifica as córneas e evita o ressecamento dos olhos. Isso serve também para descansar a vista.

Descanse seus olhos ao usar computador ou dispositivos móveis: Se você passa muito tempo usando dispositivo móvel (celular, tablete, notebook, etc.) ou um computador, sua vista pode ficar cansada. Para reduzir o cansaço visual, tente a cada 20 minutos desviar o olhar da tela e também mantê-la cerca de meio metro de distância.

Faça uma dieta saudável e equilibrada: Sua dieta deve incluir frutas e vegetais em abundância, especialmente vegetais com folhas verdes e amarelas fortes. Comer peixes ricos em ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum e sardinha, também pode ajudar na sua visão.

Mantenha-se hidratado: A ingestão adequada de líquidos é essencial para o bem-estar geral do corpo, incluindo a saúde ocular. Uma hidratação completa ao longo do dia evitará que seus olhos fiquem secos e irritados.

Durma bem: Dependendo da idade e do nível de atividades que pratica, tente dormir pelo menos oito horas por dia, isso faz com que sua vista também descanse.

Faça exercícios regularmente: Os exercícios podem ajudar a prevenir ou controlar o diabetes, a hipertensão e o colesterol alto, doenças que podem causar alguns problemas visuais. Por isso, se exercitar regularmente, pode diminuir o risco de ter doenças oculares.

Evite se automedicar: Assim como toda medicação, os colírios ou remédios de venda livre para infecções oculares tem indicações e contraindicações específicas. Esses medicamentos devem ser prescritos apenas por um médico oftalmologista.

Evite fumar: Fumar aumenta o risco de desenvolver doenças oculares relacionadas à idade, como degeneração macular, catarata e pode danificar o nervo óptico.

Evite bebidas alcoólicas: O consumo de álcool não é apenas uma questão de reflexo: a pessoa enxerga menos para perto ou longe durante os efeitos do álcool no organismo, portanto o consumo excessivo pode afetar a qualidade da visão e causar danos no nervo óptico.

Tire o excesso da maquiagem: Muitas vezes, as maquiagens nos olhos podem causar alergias oculares e, portanto, antes de dormir, remova os produtos de beleza, lave com bastante água e sabão neutro.

 

 

Fontes

https://bvsms.saude.gov.br/10-7-dia-da-saude-ocular-4/

https://retina-international.org/

https://brailleworks.com/world-sight-day/

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-por.pdf

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com