Dia Nacional da Pessoa com Deficência Visual - Síndrome de Usher

#pracegover #pratodosverem #descricaodaimagem

Card branco com contorno na cor preta e no lado esquerdo tem título:

13 de dezembro – DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL.

No lado direito há um desenho de uma mulher de cabelos compridos, usando óculos escuros, vestindo uma blusa de manga longa cor bege e short verde e ela usa tênis branco.

Ela está caminhando e usa bengala. Atrás dela tem contorno de vários prédios.

Na parte inferior,  no lado esquerdo segue um texto:

Essa data tem como objetivo a conscientização contra o preconceito e a discriminação e incentivar a inclusão social das pessoas com deficiência visual na sociedade.

Abaixo há logo Síndrome de Usher Brasil.

#fimdadescricao

13 de dezembro

DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA VISUAL

 

Origem da data

A data foi instituída em julho de 1961 através do decreto nº 51.045 pelo presidente Jânio Quadros, mas é no dia 13 de dezembro que se comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, devido ser também o dia da Santa Luzia, a santa católica protetora dos olhos.

Essa data tem como objetivo a conscientização contra o preconceito e a discriminação e incentivar a inclusão social das pessoas cegas e baixa visão na sociedade.

 

O que é a deficiência visual?

A deficiência visual é caracterizada pelo comprometimento total ou parcial (de 40 a 60%) da capacidade visual de um ou ambos os olhos e que não consegue ser corrigida ou melhorada com o uso de lentes, tratamento clínico ou cirúrgico. Essa condição pode ser congênita ou adquirida ao longo da vida do indivíduo.

Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, ela se divide em 3 grupos com características e necessidades diferentes:

 

  • Cegueira: é o termo usado para perda total de visão, quando não existe qualquer percepção de luz. O sistema braile, a bengala, os treinamentos de orientação e de mobilidade, nesse caso, são fundamentais;

  • Próximo à cegueira: Quando a pessoa ainda é capaz de perceber luzes, sombras e movimento, porém já emprega o sistema braile para ler e escrever, utiliza recursos de voz para acessar programas de computador, locomove-se com a bengala, precisa de treinamentos de orientação e de mobilidade;

  • Baixa visão ou visão subnormal: é o termo usado para a pessoa que tem sua função visual comprometida, contudo, usa ou é potencialmente capaz de usar a visão para executar tarefas. Geralmente, estes indivíduos apresentam resíduo visual que lhe permite ler impressos com o uso de lentes de aumento, lupas, telescópios, se locomovem com o auxílio de bengalas e fazem de treinamentos de orientação.

 

Prevenção

Segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, aqui no Brasil, estima-se que existam mais de 6 milhões de pessoas, ou seja, cerca de 4% da população tem deficiência visual e provavelmente, hoje os números são maiores.

Muitos problemas visuais por exemplo, poderiam ser evitadas se as pessoas recebessem serviços oftalmológicos adequados, isto porque algumas doenças oculares podem ser amplamente prevenidas ou curadas.

Por isso, é essencial ter cuidados para evitar a perda visual. A prevenção é a chave para a cura de várias doenças e portanto, quando tiver problemas oculares, consulte sempre com o oftalmologista.

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com