A diferença entre ouvir e escutar. E para o surdo como seria esta diferença?

Muita gente confunde sobre o "ouvir" e o "escutar" pensando que são a mesma coisa.

Ouvir é receber o som, é algo natural, automático, é a ação da audição, às vezes ouvimos sem prestar atenção.

Escutar é diferente. Escutar dá trabalho, exige concentração e esforço intelectual. Trata-se de compreender, tentar sentir como se sente o outro. Escutar é olhar silenciosamente e não interromper quem está falando.

Então para "escutar" é necessário "ouvir" primeiro

Muita gente "ouve" as pessoas, sons... mas ouvir é muito pouco, o que precisa mais é escutar!

Sabendo da diferença entre ouvir e escutar, talvez possamos entender um pouco mais sobre a comunicação, descobrir nossos erros e permitir um crescimento pessoal. Sabemos que maioria está mais interessada em falar. A maioria está perdendo a capacidade de escutar o outro.

Ocorre, no entanto, que a maioria de nós prefere ouvir sem prestar atenção, sem interpretar o que realmente está sendo falado. Falta dedicação quando falam com a gente. Falta escutar com o "coração".

Quando a gente começa a melhorar a habilidade de escutar haverá mais reciprocidade, mais conexão e interação.

Para quem é surdo...

O processo de "ouvir" e "escutar" é igual  para quem é surdo, embora para pessoas que tem problemas auditivos, assim como eu, "ouvir" requer mais esforço e é cansativo. Mesmo que todo surdo pode ouvir algum tipo de som, a maioria ouve sons alto e graves como por exemplo trovão, mas quando se é de baixa intensidade a necessidade de ouvir é grande ou quase nula, então o surdo tem seus limites.

Por eu ser surda às vezes quase não participo de conversas que tem muita gente mas não por opção, mas porque é realmente difícil acompanhar as conversas, "ouvir" exatamente tudo.

A leitura labial não é o meu forte e mesmo sabendo que a chave para uma boa comunicação com uma pessoa surda seria o contato visual. Na minha opinião, acho que quase todas as pessoas com Síndrome de Usher deve ter problema com leitura labial justamente por ter capacidade visual restrita e isto também não é uma habilidade natural em todo surdo, porque requer muito treino e experiência.

Para quem é surdo, afeta apenas a capacidade de ouvir. Para compensar a surdez ajuda muito o uso de aparelhos e implantes cocleares. Apesar que as próteses aumentam o som da voz, também amplia os ruídos externos, por isto nem sempre captamos nitidamente todos os sons ao mesmo tempo. As próteses são alternativas para não perder a capacidade de interagir e comunicar, melhorando assim a qualidade de vida dos surdos.

Os surdos são pessoas que tem os mesmos sentimentos e também falham assim como todo mundo. E apesar de tudo, nós podemos fazer qualquer coisa, exceto ouvir "quase" tudo... rs