Síndrome de Usher e os relacionamentos - Escola e Trabalho

PARTE 5

RELACIONAMENTO NA ESCOLA E NO TRABALHO

Os relacionamentos com a família, amigos, colegas de escola e de trabalho, vizinhos, etc., são de grande importância para vivermos em sociedade.

Apesar do ser humano ser sociável, a convivência não é tão simples: as pessoas são diferentes, pensam e comportam-se de forma distinta.

Nesta publicação vou destacar o relacionamento do usheriano* no ambiente escolar e no ambiente do trabalho. Vamos lá?

Ambiente Escolar

A família é a primeira e a mais importante instituição para educar, orientar e guiar de forma mais amorosa e responsável aos seus filhos. Em termos gerais, é a "estrutura" principal para o desenvolvimento na vida da criança.

A escola vem em seguida como um complemento, um aspecto significativo para a criança para alcançar a formação e o crescimento como pessoa. E isto se diz também ao usheriano em ambiente escolar: o(a) aluno(a) independentemente da sua idade ou do seu grau de formação, desenvolve sua capacidade e habilidade de aprender.

Pelos relatos de meus amigos usherianos, muitos não sabiam que tinham a Usher quando estavam na idade escolar. A maioria quando criança, apenas apresentava "surdez" (de perda leve a moderada) e estudava em escolas normais, que foi o meu caso. Já os que tiveram perda auditiva profunda, muitos foram encaminhados para entidades especiais para surdos. Em alguns casos, há usherianos que fizeram o implante coclear e conseguiram prosseguir os estudos normalmente.

Então, pela variedade de escolas, podemos observar se ajudou (ou não) a moldar a identidade como surdo, deficiente visual ou simplesmente como "usheriano". A maioria "não sabia da Usher" e portanto, suas experiências como "surdo" foi mais destacada do que como aluno com problemas visuais.

O maior desafio enfrentado pelos usherianos foi garantir que suas necessidades em relação à sua perda auditiva e gradativamente a sua visão, fossem atendidas pelos educadores, o que nem sempre foi possível. Por exemplo: mais iluminação, mais recursos em som (microfones), entre outros. Neste ponto, as escolas precisam se adaptar para que os estudantes possam usufruir melhor as aulas.

A convivência e a comunicação foram fundamentais para que o relacionamento entre professores e alunos fluísse de maneira positiva. É claro que muitas vezes, isto não aconteceu, sobretudo por causa da desinformação dos professores em relação aos alunos com deficiências. Muitos relataram também que no ensino superior, as dificuldades eram maiores, pois nem todas as instituições eram adaptadas por falta de recursos.

Por fim, muitos usherianos citaram sobre bullying específico por causa de deficiências auditivas e visuais. A maioria relatou que grande parte do desrespeito vinha de colegas, e também, infelizmente, de alguns professores, independentemente do grau de formação.

Ambiente do Trabalho

O trabalho é uma forma digna de viver, um meio em que as pessoas exercem suas atividades e ganham sua remuneração. Trabalhar é fundamental para o ser humano, tenha ele deficiência ou não, e isto envolve competência, crescimento e experiência de vida.

Dos usherianos que tenho contato, a maioria faz parte da Lei de Cota para as pessoas com deficiências (Lei 8213/1991), ela obriga as empresas com mais de 100 funcionários, a ter em seu quadro de 2% a 5% de reabilitados ou com deficiência. Segundo as autoridades governamentais essa exigência surgiu como forma de inclusão, para que todos possam trabalhar com igualdade. Infelizmente, a maioria dos empregadores contratam apenas como um mero cumprimento da Lei de Cotas: um assunto que não vou prolongar por ser muito complexo, mas futuramente pretendo abordar em outras publicações.

Então, muitos de nós usherianos, preenchemos a vaga de PCDs como "surdos" ou preferimos contar que temos "apenas" deficiência auditiva... muito raro preencher vaga como "usheriano": uma forma de receio de não conseguir emprego e evitar mal-entendidos.

A falta de acessibilidade na maioria das empresas, como por exemplo sala mais iluminadas, locais com menos barulho, horários de entrada e saída  foram um dos motivos de afastamento do empregado usheriano. Alguns funcionários precisaram tirar licença médica devido às restrições visuais que dificultavam a exercer certas funções. Muitas vezes, a pessoa que tem Usher precisa analisar seu cargo, um fator importante que pode determinar seu futuro como profissional.

Mesmo com as limitações visuais e auditivas, isto não impede de termos boa convivência com colegas e chefes de trabalho desde que possamos aprender um com outro. O relacionamento saudável com todos é fundamental, mas acredito que esta é a parte mais complicada no trabalho: os colegas são pessoas que não escolhemos para sermos amigos, mas é a empresa quem contrata usando critérios como experiência profissional... Então é preciso ter um consenso de manter a harmonia, porque, afinal de contas