Dia Mundial do Surdo

#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem

Card com com contorno na cor preta e fundo branco.

Na parte superior no lado esquerdo há uma imagem de uma médica examinando o ouvido de um bebê e no lado direito há um desenho de um mapa do mundo e abaixo tem o título:

DIA MUNDIAL DO SURDO

E logo abaixo segue texto:

No mundo inteiro, o Dia Mundial do Surdo é celebrado em todo último domingo de setembro. Desde 2019, a WFD (World Federation of the Deaf) usa um assunto semanal diferenciado para destacar uma área prioritária de preocupação em todo o mundo e neste ano de 2023, o tema é: "Um mundo onde pessoas surdas em todos os lugares

possam sinalizar em qualquer lugar!”.

Na parte inferior, no lado direito tem o logo da Síndrome de Usher Brasil.

#fimdadescrição

Último domingo de setembro

DIA MUNDIAL DO SURDO

No mundo inteiro, o Dia Mundial do Surdo é celebrado em todo último domingo de setembro. A data é marcada pelo reconhecimento da diversidade de pessoas com deficiência auditiva, seja ela oralizada ou sinalizada e também é lembrada pelas mobiliza ações pelos direitos dos surdos em toda a sociedade.

Tema para 2022

A WFD - World Federation of the Deaf é a principal articuladora responsável pela realização de trabalhos com comunidade surda em todo o mundo, juntamente com a Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência no âmbito das Nações Unidas e que, por isso mesmo, continua a atuar junto à ONU no acompanhamento e fiscalização da implementação da Convenção.

Desde 2019, a WFD usa um tema diferenciado para destacar uma área prioritária de preocupação em todo o mundo e este ano o tema da semana internacional dos surdos é: “Um mundo onde pessoas surdas em todos os lugares possam sinalizar em qualquer lugar!"

O que é surdez?

Do ponto de vista médico, a surdez, também conhecida como deficiência auditiva, é uma incapacidade parcial ou total de ouvir o som.

A perda auditiva pode ocorrer em qualquer idade e também pode afetar em uma ou ambas as orelhas e ser temporária ou permanente, portanto, as causas podem ser congênitas ou adquiridas. Outros fatores da causa da surdez incluem: genética (como a síndrome de Usher), envelhecimento, exposição ao ruído, algumas infecções, complicações no parto, trauma no ouvido e certos medicamentos ou toxinas.

Qual é a estimativa de surdos aqui no Brasil e no mundo?

No Brasil, estima-se que o número que possuem algum tipo de perda auditiva chegue a 10 milhões e de acordo com o IBGE, a cada mil recém-nascidos, 3 já nascem com surdez.

Segundo a OMS (Organização mundial da saúde) cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de perda auditiva. Dessas, quase 38% estão acima de 65 anos e 8% são crianças e adolescentes que tem até 15 anos de idade e mais de 80% delas estão em países em desenvolvimento.

O que é comunidade inclusiva?

É uma iniciativa social que respeita todos os cidadãos independente de raça, gênero, cor, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, classe social, condição física ou posicionamento político, dando-lhes pleno acesso aos recursos e promove a igualdade de tratamento e oportunidades. Portanto, para obter a diversidade e a inclusão em qualquer local é preciso construir uma cultura em que todos se sintam valorizados e ouvidos.

Como exemplo da falta comunidade inclusiva, podemos citar a área da educação: segundo WFD, dos 70 milhões de surdos no mundo, 56 milhões não recebem nenhuma educação e isso ocorre principalmente em países em desenvolvimento e a maioria são meninas.

Em ambiente escolar para ser inclusiva é preciso ser acessível a todos, principalmente para alunos com deficiência. No caso das crianças surdas, muitas vezes podem aprender em uma sala de aula típica, em um ambiente bilíngue, desde que tenham suporte apropriado que incluem o ensino da língua de sinais (Libras aqui no Brasil) e a ler e escrever na língua nativa (portuguesa). Mas isto depende muito do envolvimento da família que acompanha os filhos e também do grau de perda auditiva do aluno. Se ela possui resíduo audtivo, a criança se beneficiaria com o uso de aparelhos auditivos e/ou implantes cocleares que podem ajudar muito no desenvolvimento e na comunicação.

Para acompanhar mais sobre os eventos promovidos pela WFD confira as comemorações de 2022.

World Federation of the Deaf

Ou pelo site da ONU

Organização das Nações Unidas (ONU)