tecnologia assistiva auditiva

PRODUTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA AUDITIVA

 

Observações: Ressaltamos que não indicamos marcas dos produtos para evitar marketing e enfatizamos que alguns equipamentos não são comercializados aqui no Brasil (a maioria em fase de expansão). Indicamos ao consumidor que procure informações mais detalhadas sobre essas tecnologias assistivas antes da compra.

 

EQUIPAMENTOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
E PARA SURDOCEGOS  

Saiba quais são as Tecnologias Assistivas mais usadas nas atividades da vida diária, comunicação e outras necessidades:

 

Acessórios para aparelhos auditivos

Esses produtos permitem explorar mais tecnologias disponíveis em aparelhos auditivos. Existe uma variedade de funções em cada dispositivo que atende as necessidades e preferências de cada usuário.

Algumas próteses mais modernas apresentam conectividade Wireless para conectarem-se com telefones e computadores, há também a tecnologia Bluetooth (ver abaixo Fone Bluetooth) que faz conexão entre equipamentos de áudio e os aparelhos auditivos.

Existem ainda outras funções, como memória de configurações para serem usadas em ambientes quietos ou mais barulhentos, por exemplo.

 

Aro magnético

É um tipo especial de sistema de transmissão sonora para pessoas que usam aparelhos auditivos. O circuito auditivo fornece sinal magnético sem fio que é captado pela prótese quando ele está configurado para “T” (Telebobina).

 

Amplificador de telefone

 

Trata-se de um equipamento projetado especificamente para pessoas com perdas auditivas. O produto pode ter compatibilidade com algumas marcas de telefone, com ou sem fio, e oferece um aumento de frequência sonora ajustável, campainhas altas, controladas e luzes piscantes para indicar o toque. Alguns amplificadores também podem ter recurso de identificador de chamadas.

 

Babá luminosa ou Babá vibratória

Semelhante à função da Babá Eletrônica convencional, estes aparelhos emitem luz forte ou são vibratórias. Podem ser em formato de rádio portátil ou pulseira.

 

Campainhas de alta frequência sonora e luminosa

O aparelho é portátil e funciona como campainha Wireless (sem fio) com sinalização visual de flashes de luz de LED na cor amarela e/ou piscante. O botão de acionamento do alarme é igual ao botão de uma campainha residencial comum, porém, comunica-se com o alerta sonoro e luminoso via radiofrequência.

 

Estetoscópios amplificados ou estetoscópio eletrônico

Esse instrumento médico específico para auxiliar na ausculta cardíaca e respiratória pode amplificar sons até 30 vezes mais altos que um estetoscópio acústico comum. Isso permite que o usuário ouça de maneira tradicional com volume mais alto. 

 

Fone Bluetooth

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação sem fio para transmitir dados e arquivos (ondas de rádio) de maneira rápida e segura em pequenas distâncias, a partir de dispositivos fixos e móveis como computadores, celulares, notebooks, câmeras digitais, impressoras, teclados, mouses, fones de ouvido, até aparelhos auditivos.

Com ele, é possível conectar o áudio vindo de uma chamada diretamente ao aparelho auditivo digital mais avançado. Como não possuem fios, podem ser conectados a vários tipos de eletrônicos que também utilizam esta tecnologia como celulares, computadores, rádios, music players e smart TVs.

É uma ferramenta que possibilita que as pessoas com perda auditiva, ouçam com mais nitidez, o que torna a conversa em aparelho telefônico portátil mais fácil, eficaz e livre de interferências.

Existem marcas de aparelhos auditivos ou de implantes cocleares que possuem recursos para usá-lo, seja pelos sistemas iOS ou Android. Neste caso o usuário deve consultar as marcas de seus dispositivos para conhecer a disponibilidade desses produtos. A maioria dos aparelhos auditivos utiliza este recurso como se fosse um fone de ouvido estéreo, garantindo a comodidade de ouvir bem.

 

Relógio despertador vibratório

Adaptado para pessoas com deficiência auditiva, o relógio possui som de mais de 100 dB e, em algumas marcas, o volume do alarme aumenta gradativamente quando desperta. O aparelho possui flashes de luzes brilhantes e vibrações potentes. Existe também relógio de pulso que funciona como despertador com vibração.

 

Smart TV – CLOSED CAPTION (CC)

Uns dos maiores avanços em termos de tecnologia assistiva, os aparelhos tipo Smart TV já vem com recurso de Closed Caption ou, em outras palavras, Legenda oculta.

A legenda oculta é a exibição visual (como texto) do áudio na mídia. Esta é a forma mais comum de legendagem e pode ser identificada pelo símbolo [CC] nas configurações das TVs.

 

CELULAR

Hoje em dia os celulares fazem parte da vida das pessoas, inclusive de quem tem algum problema auditivo. Além disso a maioria dos Androids e IOs tem recursos de acessibilidade que já vem pré-instalados diretamente da fábrica, portanto é possível habilitar a opção de aumentar o volume, usar o autotexto, notificação de flash, etc. Além disso existem vários aplicativos que ajudam e facilitam o uso do dispositivo.

 

Para ver mais detalhes sobre smartphones e seus recursos, acesse esse link.

 

 

HARDWARE - dispositivos   

 

Deficientes auditivos geralmente experimentam várias limitações em suas vidas cotidianas, principalmente para comunicação e recebimento de informações.

Com o avanço das tecnologias digitais, cada vez mais dispositivos estão se tornando disponíveis para ajudar os usuários com distúrbios de audição e da fala a se comunicarem de forma mais significativa, participarem mais plenamente de suas vidas diárias, além de permitir que ocorra a inclusão destes em qualquer lugar, com qualquer pessoa.

Por este motivo, os computadores, notebooks e tablets são excelentes para esses indivíduos, porque são formas puramente visuais de comunicação.

Leia mais detalhes a seguir:

 

 

Computadores

Na maioria dos casos pessoas com deficiência auditiva usam computadores normais equipados com tecnologia para ajudá-los a digitar, ler, navegar na web, enviar e-mail e operar o dispositivo como qualquer outra pessoa.

Eles geralmente vêm com programas pré-instalados de acessibilidade para aprimorar suas comunicações de várias maneiras, incluindo alertas sonoros, legendagem e serviços de texto. Uma gama cada vez maior de aplicativos úteis está disponível para ajudar pessoas com perda auditiva, enquanto as chamadas de vídeo podem ser extremamente úteis para leitura labial e de sinais.

 

Notebook

Da mesma forma que os computadores, os notebooks possuem recursos de acessibilidade úteis para pessoas com perda auditiva.

 

Tablets

Esses dispositivos na verdade, são como “pequenos computadores”, mas sem as mesmas capacidades e funcionalidades de um PC. Embora com recursos limitados, eles são versáteis por serem portáteis e podem ajudar pessoas com deficiência auditiva a se comunicarem por bate-papo com vídeo.

 

 

SOFTWARES

Existem muitos programas, e até sites especializados, projetados para ajudar pessoas com perda auditiva, sendo que alguns utilizam reconhecimento de voz, legendagem e até tradução em Libras. Eles podem ser encontrados de forma gratuita ou em versão paga.

Veja mais detalhes abaixo:

 

Tradutores

Muitos softwares estão disponíveis em diferentes plataformas, com opções potenciais como extensa biblioteca de videoclipes representando Libras (Língua Brasileira de Sinais). Alguns aplicativos também são capazes de traduzir de Libras para o português ou vice-versa.

 

Aplicativos de fala para texto

Também conhecido como síntese de fala ou legenda, esses softwares ou sites traduzem a fala humana em texto em tempo real e alguns tem a opção de salvar o texto. Com o avanço da tecnologia, esses aplicativos estão se tornando cada mais eficientes melhorando na precisão.

 

Comando de voz

Uma tecnologia comum oferecida por muitos tipos diferentes de dispositivos assistivos é o reconhecimento de voz. Com este software uma pessoa pode ver, ouvir e acessar informações em um computador usando apenas comandos vocais. Isso permite que as pessoas, não apenas surdas e cegas, mas também com deficiência motora e de aprendizado, utilizem os computadores de maneira eficaz. O software de computador é ainda capaz de aprender traços de fala únicos de usuários específicos para aumentar a eficácia da tecnologia. Por exemplo, alguns PCDs têm uma fala arrastada, que o software pode aprender a entender com o tempo. Os desenvolvedores estão trabalhando continuamente para projetar tecnologias mais novas e melhores para ajudar as pessoas com deficiência.

Revisão: Telma Nunes de Luna

Fontes

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com