A IMPORTÂNCIA DE USAR USAR ÓCULOS DE SOL ADEQUADO

11/05/2019

Mais do que uma questão estética e estilo, algumas pessoas escolhem seus óculos de sol (ou óculos escuros) priorizando o desenho da armação, cores, tamanho proporcional ao formato do rosto, etc. Entretanto, eles são importantes e imprescindíveis para a saúde dos olhos na prática de atividade ao ar livre e quando há exposição ao sol por tempo prolongado, por isso seu uso deveria ser um hábito diário, mesmo nos dias nublados e no inverno.

O acessório também protege a região ao redor dos olhos, ajudando na prevenção do câncer de pele, já que a área é bem sensível.

É significativo proteger-se dos raios solares, pois estes podem ser altamente nocivos à saúde e ao funcionamento do sistema ocular. Essas radiações podem causar doenças como: catarata (opacidade do cristalino que gera uma visão embaçada), degeneração macular (perda gradativa da visão), pterígeo (massa fibrovascular que atinge a córnea), fotofobia (exposição da retina que causa aversão a qualquer tipo de luz), entre outras.

O consumidor deve ficar atento porque nem todos os modelos encontrados no mercado obedecem às especificações. Não compre óculos de sol com fins exclusivamente estéticos ou que não forneçam informações suficientes sobre sua proteção contra raios UV. Lembre-se: é indicado passar filtro solar no corpo e no rosto antes de se expor ao sol. Os olhos também precisam de proteção, e esta é o UV.

 

Quando os óculos de sol não têm este cuidado, são comuns os sintomas de queimaduras, ardências, vermelhidões ou sentir os olhos lacrimejantes. Neste caso, é aconselhado consultar com um oftalmologista.

É preciso entender como funciona a proteção UV: para que seja segura, a lente precisa ser capaz de bloquear entre 290 e 400 nm (unidade que mede o comprimento das ondas eletromagnéticas que partem do sol e chegam na atmosfera).


O tamanho das lentes também interfere na proteção, quanto maior os óculos, mais proteção eles vão dar, porque os raios também incidem pelas partes superior, lateral e inferior, e por isto, também seria indicado o uso de bonés.

 

No entanto, vale ressaltar que mesmo os óculos de boa qualidade têm data validade e devem ser, esporadicamente trocados quando têm sua película muito arranhada ou ainda, que o filtro ultravioleta da lente esteja muito danificado.

Use seus óculos de lentes coloridas com consciência para que sua visão não seja prejudicada, principalmente para quem tem problemas como baixa visão. Antes de usar óculos de sol consulte com seu oftalmologista.

As cores das lentes do óculos de sol

Aqui listamos as cores dos óculos de lentes coloridas e as características. Não existe uma regra específica, porém cada tom é mais ou menos indicado para cada situação de uso.

Independente da cor da lente, o mais importante é que elas tenham proteção contra os raios UV´s, o resto é mera escolha pessoal.

VERDE

Esta cor suaviza as tonalidades das cores, filtra a luz azul e aumenta o contraste em ambientes com pouca luz, promovendo baixa transmissão de calor para os olhos e produzindo com isso uma sensação refrescante. Oferece maior precisão visual e se adapta às variações de luminosidade que ocorrem do sol para a sombra ou ao entardecer. É indicada para passeios ecológicos e esportes de aventura em terra, ar e água, com exceção a prática de esportes em condições de tempo nublado e neve. Esta cor também é ideal para dias de sol forte e para profissionais que atuam na área de soldas. As lentes verdes são também aconselháveis para idosos.

 

MARROM

Funciona bem em condições de luz variáveis, melhorando o contraste. Faz com que os objetos pareçam mais nítidos. Indicada para alta ou média exposição ao sol e para pessoas com sensibilidade relativa à luz intensa. As lentes marrons eliminam os tons brancos e reduzem os azuis e violetas, porém dão a sensação de uma visão de tom amarelo e laranja, com um contraste baixo e dá noção de profundidade, por isto são ideais para dirigir.

 

CINZA

É a cor mais comum de óculos de sol. A cor cinza filtra as radiações ultravioleta e infravermelha e por isto, são lentes recomendadas para pessoas que queiram perfeita discriminação das cores, pois fornecem uma visão mais natural sem aumentar o contraste e reduzem a intensidade da luz. A cor cinza é uma boa escolha para o dia a dia. É também ideal para profissionais que usam soldas e entre outras áreas que lidam com alta luminosidade. O cinza é indicado para dirigir sob neblina, pois diminui o desconforto causado pelo excesso de cor branca.

AZUL

As lentes de cor azul reduzem a absorção de cores vivas, especialmente o vermelho. São indicadas para uso geral, com exceção de pessoas com alta sensibilidade a luminosidade e em condições onde a distinção de cores é necessária. Podem ser usadas por pessoas que desenvolvem atividades ao ar livre e por aquelas que praticam esportes em locais onde há muito verde. A lente da cor azul proporciona também maior conforto no uso do computador, pois diminui os tons vermelhos e amarelos. 

 

PRETO

Indicada para uso em ambientes abertos e bem iluminados. Não deve ser utilizada em ambiente fechado, pois além do desconforto, a retina pode sentir o impacto da sensibilidade ao menor grau de luminosidade.

 

ROSA 

Filtra a radiação ultravioleta e transmite o infravermelho em pouca intensidade e, por isto, esta cor proporciona melhor contraste em ambientes com predominância das cores azul e verde. É indicada para ambiente de trabalho como em salas iluminadas com lâmpadas fluorescentes e para usuários de computador. É também indicada para a prática de esportes aquáticos ou para trilhas.

AMARELA

A lente amarela aumenta o contraste e o brilho, e por isto não é indicada em dias de sol forte ou em local com muita iluminação. Esta cor é ideal em ambientes com pouca luminosidade natural, como em dias nublados ou com neblina. É indicada para motoristas enxergarem com mais clareza durante o entardecer, e a noite porque amplia a visão. Não agride ou ofusca a visão quando uma luz forte estiver direcionada como por exemplo, o farol de um carro.

LARANJA

Não é indicada em atividades que exigem reconhecimento de outras cores, pois irá distorcê-las. Ideal para usar em dias parcialmente nublados porque aumenta a percepção de profundidade.

O uso de lentes polarizadas

Lentes polarizadas são aquelas que bloqueiam a passagem de radiação solar incidentes na horizontal, permitindo a passagem apenas dos raios verticais, isto é, estas lentes protegem do brilho ofuscante, aumentam a nitidez e permitem a percepção das cores fazendo com que o usuário tenha conforto e segurança.

Portanto, por causa das suas caraterísticas, são lentes indicadas para usar na praia, para pessoas que praticam atividades ao ar livre, para dirigir durante o dia e para quem tem olhos fotossensíveis, como por exemplo, pessoas com baixa visão ou em paciente pós-cirúrgico de catarata.

Fique atento quanto à qualidade: para testar a diferença, pegue 2 óculos: um com lente polarizada e o outro não. Faça isso em local ensolarado e veja se o polarizado tem nitidez e precisão dos detalhes das cores. Já os óculos de sol comuns diminuem a intensidade da luz, mas deixam passar o ofuscamento visual, proporcionando conforto e proteção parciais. 

Compartilhe

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

Responsável: Ana Lúcia Perfoncio