top of page
Atividades culturais para PCDs

#descricaodaimagem #pracegover #pratodosverem

Card com um título grande na parte superior: ATIVIDADES CULTURAIS.

No centro há uma imagem de silhueta de uma pessoa com deficiência visual usando as mãos para sentir os relevos da réplica do quadro "Mona Lisa" do pintor Leonardo da Vinci.

#fimdadescricao

ATIVIDADES CULTURAIS

 

A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.

 

José Ortega y Gasset

 

A cultura é um modo de vida. A comida que comemos, as roupas que vestimos, a língua que falamos e muitos outros aspectos. Em termos muito simples, podemos dizer que a cultura é conceitual, é um conjunto coletivo de crenças, comportamentos, ideias e práticas compartilhadas por grupos de pessoas. São também as coisas e as conquistas que herdamos como membros da sociedade como arte, música, literatura, arquitetura, escultura, filosofia, religião e ciência.

Diferentes grupos de pessoas têm costumes distintos, mas todas as facções sociais têm um conjunto de atividades e valores que compartilham e isto é o seu modo de viver.

A cultura, entre as práticas de lazer, desempenha um papel fundamental na vida das pessoas. Exemplos disto são: visitas a museus locais para descobrir a história da região, eventos de dança, shows de teatro ou musicais, degustação de vinhos, festivais gastronômicos, exposição baseada na vida de celebridades locais, exibições de filmes, entre outros.

A maioria dos indivíduos participa dessas atividades simplesmente para relaxar, se divertir, aprender coisas novas ou apenas para conhecer outras pessoas e isto pode ter efeitos positivos na nossa saúde já que nos permite reenergizar, recarregar e até ganhar uma nova perspectiva quando retomamos nossas rotinas do dia a dia.

No texto abaixo você pode encontrar mais informações sobre atividades culturais e também sobre serviços que gradativamente estão sendo mais inclusivos. Confira!

ATIVIDADES CULTURAIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Os locais onde se apreciam cultura têm de ser acessíveis a todos. Não basta um museu ou um parque terem rampas de acesso; são necessários recursos como galerias táteis, jardins sensoriais, interpretação de língua de sinais, por exemplo, de modo que todos possam usufruir das atividades de lazer.  

Apesar de algumas conquistas alcançadas, ainda há muito a ser feito para uma participação verdadeiramente igualitária das pessoas com deficiência nas atividades culturais, esportivas e turísticas.

O acesso precário ao lazer pode afetar a comunidade e a vida social dos PCDs, criando uma barreira à independência e ao prazer de usufruir a vida. Para garantir mais acessibilidade, é preciso que haja mais ações na sociedade para melhorias e também lutar por mais locais de entretenimento, serviços, acomodações adaptadas para proporcionar um melhor acesso para pessoas com todos os tipos de deficiências e construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

CULTURA E LAZER PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL

As atividades culturais em geral nem sempre são acessíveis a todos, e muitas vezes excluem pessoas com deficiências sensoriais de realmente experimentarem o mundo da cultura. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) existem no mundo cerca de 1,5 bilhões de indivíduos com perda auditiva de todos os graus e 2,2 bilhões pessoas com deficiência visual que também inclui os de baixa visão. É uma parte considerável da população global que fica de fora nas áreas de lazer. Além disso, o número provavelmente aumentará devido a vários fatores, incluindo o envelhecimento da população.

 

A diminuição dessas barreiras ao lazer, requer adaptações ou modificações específicas e elas podem ser desde a mais simples e até a de mais alta tecnologia.

Adaptações comuns, como o acesso a obras de arte visuais por deficientes visuais, têm sido possível por meio de passeios e oficinas acessíveis, sendo acompanhados por guias-intérpretes, ou obtendo folhetos em braile com diagramas táteis em relevo, modelos 3D táteis, e, em alguns casos, versões em áudio, isto é, a audiodescrição. Usadas como uma ajuda para promover a participação cultural dos DVs, alguns parques, museus e galerias oferecem esses recursos em exposições estáticas e obras de arte, como pinturas ou esculturas. 

Impulsionada pelos avanços da ciência e pela necessidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência sensorial, a comunidade de pesquisa experimentou recentemente um crescente interesse no desenvolvimento de tecnologia assistiva, ou seja, recursos de alto padrão. A maior parte do foco tem sido na mobilidade, navegação na internet, reconhecimento de objetos e, hoje, na melhoria do acesso à mídia impressa e interação social. Além disso há também o caso do colete sensitivo: surdos e/ou surdocegos podem desfrutar de música ao vivo, por exemplo, graças a um inovador vestuário que visa permitir que estes PCDs tenham acesso a eventos culturais nos mesmos termos que todos. O colete sensitivo pode ser usado na frente ou nas costas e converte sons em vibrações que tocam na pele do usuário, contando com a capacidade do cérebro de extrair informações de uma infinidade de sinais sensoriais, independentemente da origem. Existem diversos componentes no colete que respondem a diferentes tipos de música para que o usuário possa sentir a batida e a experiência tátil.

Graças à essa tecnologia, o leque de atividades culturais disponíveis para pessoas com deficiência sensorial aumentou. Ao considerar o desenvolvimento de comunidades mais inclusivas, o impacto do lazer a esse grupo é capaz de trazer mais interação com ambientes culturais, melhorar a saúde e o bem-estar social, pois estas atividades permitem o exercício, relaxamento, convívio e maior conhecimento intelectual.

PARA APROVEITAR O PASSEIO

  • Antes de planejar uma viagem de campo ou visita, ligue para o local para discutir a possibilidade de tornar o passeio acessível ou se é possível providenciar uma experiência prática; 

  • Verifique se eles podem oferecer gravações de áudio ou audiodescrição; 

  • Procure anteriormente se informar se os locais oferecem serviços de acompanhamento com intérpretes de libras ou guias-intérpretes;

  • Saiba mais sobre salas de cinemas: algumas oferecem fones de ouvido para audiodescrições e outras também oferecem legendas ou closed caption;

  • Existem grupos musicais/concertos ou festivais que estão investindo em shows inclusivos para surdos, com a presença de intérpretes de sinais no palco ou com empréstimo de coletes sensitivos: procure se informar antes de comprar ingressos;

  • Aproveite e bom passeio!

 

ALGUMAS DICAS DE ESPAÇOS DE CULTURA E LAZER ADAPTADOS
NO BRASIL

Abaixo, reunimos algumas instituições culturais que oferecem programas educativos, visitação orientada ou atividades permanentes voltadas, especialmente para as pessoas com deficiência sensorial.

Observação: É importante entrar em contato com o espaço antes da visita, para verificar a necessidade agendar previamente.

BIBLIOTECAS PÚBLICAS

A maioria das bibliotecas citadas abaixo possuem todas as infraestruturas de atendimento para pessoas com deficiência visual e auditiva, mas antes certifique-se de que os serviços estão disponíveis para atender suas necessidades.

Para saber mais detalhes, clique nos títulos desejados.

AMAZONAS

Biblioteca Pública Estadual do Amazonas - Centro – Manaus - AM

A biblioteca é considerada umas das mais antigas do Brasil e possui acervo com mais de 65 mil livros. Duas vezes restaurada, o local possui piso tátil em todo o prédio, além de ter placas com braile e língua de sinais. Há também tecnologia assistiva que possibilita a inclusão dos deficientes visuais na utilização do conteúdo literário, como livros em braile e em áudio, gravação de livros e texto em formato MP3, além disso, promove cursos para DVs sobre diversos temas.

BAHIA

Biblioteca Central do Estado da Bahia - Barris – Salvador - BA 

Primeira biblioteca pública do Brasil e da América Latina e, portanto, a mais antiga do país (212 anos), a instituição passou por várias reformas estruturais, mas manteve seu excelente atendimento. Em seu acervo consta mais de 600 mil livros, a maioria antigos e raros e são divididos em vários setores, sendo que um deles é o Braile. A BCEB possui toda estrutura de tecnologia assistiva da linha braile, uma delas, os óculos inteligentes OrCam MyEye, tornando o serviço amplamente inclusivo. 

CEARÁ

Biblioteca Pública Estadual do Ceará - Centro, Fortaleza – CE

A instituição passou por uma ampla reforma estrutural e também teve seu acervo atualizado com mais de 100 mil títulos. O espaço também oferece novos serviços como exposições, mostra de arte, cultura e atendimento ao público com deficiência, inclusive visual, com seus equipamentos de tecnologia assistiva.

GOIÁS

Biblioteca Braille José Álvares de Azevedo - Praça Cívica/Praça Pedro Ludovico – Centro – GO

A única referência de biblioteca pública acessível no centro-oeste do Brasil. As pessoas com deficiência visual lutaram para que a instituição dispusesse acesso inclusivo à informação. Com um acervo de 4 mil exemplares, existem cerca de 8000 volumes em Braille e milhares em formato de áudios e digitais. São divididos como obras didáticas, literárias e de assuntos gerais. O local também possui tecnologia assistiva, acesso à internet e cursos de informática.

MARANHÃO

Biblioteca Estadual Benedito Leite - Centro – São Luiz – MA

Umas das mais antigas do Brasil, a biblioteca contém acervo acessível em braile, audiolivros e libras. Além disso, eles contam com uma equipe capacitada para atender a demanda e também disponibilizam tecnologias assistivas completas para auxiliar a leitura das pessoas com deficiência visual, como leitores de tela, lupas eletrônicas, linha braile, etc.

MINAS GERAIS

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Savassi, Belo Horizonte - MG

Há pouco tempo revitalizada, seu acervo conta com mais de 20 mil títulos e entre eles há o setor Braille que disponibiliza o acesso à internet por meio de computadores com sintetizador de voz, ampliador de tela e lupa eletrônica. O atendimento e a orientação neste setor, são feitos com o apoio de voluntários que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações. 

PARA

Biblioteca Pública Estadual do Paraná - Centro – Curitiba – Paraná

A instituição oferece um dos maiores acervos brasileiros preparado para pessoas com deficiência visual com cerca de 3.752 exemplares em braile, 3.512 audiolivros e 25.262 mil livros digitalizados, além de contar com tecnologia assistiva, como por exemplo, o OrCam MyEye, os óculos inteligentes que funcionam como um escaneador de páginas de livros, possibilitando ouvir, em tempo real, o texto no ritmo desejado.

SANTA CATARINA

Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho - Bairro Canto – Estreito – SC

Considerada como uma das referências nacionais em acessibilidade, a biblioteca oferece amplo recurso para pessoas com deficiência em todo o prédio. A instituição conta equipe capacitada para o atendimento e ultimamente seu acervo contém cerca 300 livros de literatura em formato acessível, jogos, brinquedos especiais e acesso à tecnologia assistiva.

SÃO PAULO

Biblioteca de São Paulo - Santana – São Paulo - SP

A Biblioteca de São Paulo disponibiliza cerca de 1.155 de audiolivros e 188 exemplares em braile. Além disso há também leitores de tela, lupas eletrônicas, display e linha braile, leitor tátil, tudo isto e muito mais para pessoas com deficiência visual ou com baixa visão. No site deles também cita que: “A BSP tem ainda scanners capazes de ‘transformar’ livros escritos em arquivos de áudio o que permite que o visitante leve o audiolivro para casa – basta ter em mãos algum tipo de mídia para armazenar o arquivo como MP3, pen drive, CD ou DVD”.

Você também pode entrar em contato com a biblioteca pública virtual. Para isto acesse o site e faça o cadastro neste link.

 

Biblioteca Mário de Andrade – República - São Paulo - SP 

Segunda maior biblioteca do país, com 3,3 milhões de livros. Dispõe de acervo em braile e muitos equipamentos em tecnologia assistiva, tradutor de Libras, portaria acessível e elevadores.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos - Alto de Pinheiros – São Paulo – SP

O acervo conta com livros em braile, audiolivros e disponibiliza equipamentos para auxiliar a leitura de deficientes visuais (cegos ou pessoas com baixa visão) como lupa eletrônica, teclado e mouse adaptados e leitores de tela. Há também o escaneador de páginas de livros, que permite ouvir e/ou acompanhar o texto em braile no ritmo desejado (maior ou menor velocidade) e o dispositivo eletrônico que garante a leitura por voz de textos impressos. A biblioteca possui ainda: folheador de páginas, mesa ergonômica, leitor autônomo, reprodutor de áudio, régua braile e dispositivo portátil de visão artificial.

 

Biblioteca Louis Braille - Vergueiro – São Paulo – SP

A pioneira no Brasil no atendimento aos usuários com deficiência visual, a biblioteca foi idealizada por Dorina Nowill, que no começo, destinava-se especialmente ao público infantil. Com o tempo, devido às demandas, foram adicionados novos títulos e isto levou a ser transferida para o Centro Cultural de São Paulo.

A biblioteca também atua como editora e além disso, o acervo reúne 6.159 títulos diversificados, entre livros em braile e audiolivros, além de computadores com programas específicos para a acessibilidade dos usuários.

 

Biblioteca Circulante de Livro Falado - Vila Clementino – São Paulo - SP

Iniciativa do grupo Dorina Nowill tem como objetivo efetuar empréstimo de livros falados, gratuitamente, a todas as pessoas cegas e com baixa visão residentes no Brasil. 

 

Dorinateca - Vila Clementino – São Paulo - SP

Biblioteca online da Fundação Dorina Nowill: o acervo é composto por mais de 4.500 livros acessíveis nos formatos: braile, digital acessível, MP3 e fonte ampliada.

MUSEUS

Listamos aqui, alguns museus com exposições permanentes, considerado uns dos mais acessíveis para pessoas com deficiências sensoriais no Brasil.

Observação: Antes de ir a campo, procure se informar sobre o atendimento (ou agendamento) aos visitantes que demandam algum tipo de acompanhamento especial.

Dica: Fique sempre atento às notícias de exposições artísticas sensoriais temporárias que acontecem em todo o Brasil.

Mais informações, clique nos títulos desejados.

MINAS GERAIS

Museu de artes e ofícios - Centro - Belo Horizonte – MG

O MAO fez uma parceria com o Instituto São Rafael, escola estadual especializada em educação e reabilitação voltada para deficientes visuais. O acervo expõe ferramentas, utensílios, máquinas e equipamentos diversos que podem ser tocados e manipulados pelos cegos. Com o intuito de contribuir para a inclusão cultural de DVs, há também a audiodescrição de objetos e cenários.

 

MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal - Centro - Belo Horizonte – MG

O museu tem como proposta de expor a história interativa da mineração e da metalurgia. Em muitas programações do museu, geralmente as obras tem audiodescrição e acervo tátil, transcrição e revisão de conteúdo em braile e tradução em libras, além da adoção de recursos de tecnologia assistiva para a exposição. Para visitas presenciais guiadas é preciso cadastrar e solicitar agendamento.

 

PARA

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – PR 

Também conhecido como “Museu do Olho”, a instituição tem como foco as artes visuais, a arquitetura e o design, sendo considerado um dos maiores museus de arte da América Latina. O local possui rampas e elevadores para acesso aos espaços do museu, maquete tátil, informações em braile e descrições em áudio no Pátio das Esculturas, além de ter sala de acomodação sensorial para pessoas autistas e neurodivergentes.

RECIFE

Museu Cais do Sertão - Centro – Recife – PE

A instituição proporciona aos visitantes, mediações com audiodescrição que possibilitam o acesso ao espaço, como a fachada do museu, a Praça do Juazeiro, a Vitrine Joias da Coroa, além da experimentação acessível pelo toque das peças, das maquetes e do busto do Rei do Baião. A técnica de experimentação tátil inclui também o mapa da bacia hidrográfica do Rio São Francisco e a Sala Sertão Mundo.

RIO DE JANEIRO

Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro - Centro – Rio de Janeiro – RJ

O museu oferece aos visitantes com deficiência auditiva visitas guiadas por intérpretes em libras. Entre outros recursos estão as audiodescrições para as exposições e também para a maioria das peças teatrais.

Museu do Amanhã - Centro – Rio de Janeiro – RJ

O Museu dispõe de pisos e maquetes táteis, rampas, cadeira de rodas, elevadores, fraldários, banheiros adaptados e sinalização universal. Entre as exposições permanentes, há a Galeria das Formas onde é possível tocar no conteúdo exposto e também são oferecidas descrições em braile.

 

Museu de Arte Moderna de Rio de Janeiro - Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

O museu oferece visitas guiadas com vídeos acessíveis aos mais diversos públicos, mas priorizam a experiência das pessoas com deficiência auditiva, contando com legendagem e interpretação em libras, por exemplo.

 

RIO GRANDE DO SUL

Museu Joaquim José Felizardo - Cidade Baixa - Porto Alegre – RS

O museu disponibiliza visitas especializadas para público com deficiência e audioguia com leitura de texto e descrição das imagens, além de catálogo em braile e maquetes táteis. A edificação é adaptada para público com mobilidade reduzida.

 

Museu do Doce - Centro - Pelotas – RS

O espaço oferece diversas atrações para facilitar a visita de todas as pessoas ao museu, como exposição de utensílios usados pelas fábricas de doces, a audiodescrição e maquetes. Há também imitações de doces que podem ser tocados para que deficientes visuais sintam os detalhes como formatos e texturas. As peças feitas em uma impressora 3D possibilitam uma riqueza de detalhes a serem sentidos na hora do toque.

SÃO PAULO

Pinacoteca - Praça da Luz – São Paulo - SP

O museu, considerado um dos mais acessíveis do Brasil, é amplamente adequado às pessoas com deficiência desde sua estrutura física (rampas, pisos táteis, banheiros adaptados, etc.) até na sua exposição, seja temporária ou permanente.

Em termos de acessibilidade sensorial oferece visitas guiadas por profissionais ou educadores habilitados na língua brasileira de sinais, videoguias e audioguias. Além disso, o museu conta com interação através do tato com obras originais, maquetes arquitetônicas, miniaturas e réplicas dos objetos em exposição completamente voltada às pessoas com deficiência visual. A Pinacoteca também tem o serviço de descrição das principais pinturas brasileiras com materiais pedagógicos específicos proporcionando uma experiência mais lúdica e sensível ao mundo da arte.

 

Museu Afro Brasil - Parque Ibirapuera – Portão 10 - São Paulo – SP

O Museu possui exposições permanentes como esculturas e máscaras africanas, instrumentos musicais, maquetes tridimensionais com legendas em letras grandes e braile, reproduções de obras de arte e jogos educativos. 

 

Museu Catavento – Pq. Dom Pedro II – São Paulo - SP

A instituição conta com acessibilidade estrutural como rampas e piso táteis, elevadores preferenciais, banheiros adaptados, placas com descrição em braile e muitos outros.

Além dos serviços de vídeoguias e audioguias, possuem também maquetes táteis estimulando a troca de experiências e explorando o lado sensorial dos visitantes de acordo com suas especificidades.

 

Museu do Futebol – Pacaembu – São Paulo – SP

O prédio do museu, localizado dentro do estádio Pacaembu, possui piso tátil e audioguias e conteúdo em braile. Em suas salas de exposições possuem maquetes táteis, piso podotátil, audioguia e informações em legendas grandes e braile.

 

Museu do Ipiranga - Vila Monumento – Ipiranga - São Paulo – SP

Uns dos museus mais antigos do Brasil. O prédio oferece como acessibilidade, placas em braile e audioguia. Ao longo de toda a trajetória do prédio, existe o piso tátil e podotátil, indicando a direção do caminho a ser seguido. Em suas exposições, os deficientes visuais podem interagir através do tato com algumas obras originais ou réplicas dos objetos.

O website do museu também oferece disponibilização de ferramentas que auxiliam na navegação.

 

Museu da Inclusão - Barra Funda – São Paulo – SP

Todo o prédio do museu possui piso podotátil e placas com sinalização em braile. Suas exposições geralmente são de temas históricos e possuem programação inclusiva.

O destaque desta instituição é o seu website considerado o mais acessível e o primeiro a ganhar Selo de Acessibilidade Digital aqui no Brasil.

 

Museu de Arte Moderna - Parque Ibirapuera – Vila Mariana – São Paulo – SP

O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. 

 

Museu da Língua Portuguesa - Estação da Luz – Centro – São Paulo – SP

O prédio possui percurso acessível como piso, mapa e sinalização tátil e em braile. O museu também conta com jogos multissensoriais e objetos para toque, organizados em nichos ao longo do espaço expositivo. Videoguias em Libras também são disponíveis.

 

Museu da Imagem e do Som – Jardim Europa – São Paulo – SP

O MIS conta com um acervo de mais de 200 mil itens: fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, entre outros. O museu geralmente tem visitas guiadas e disponibiliza exposições em 3D, legendas para baixa visão e textos em braile para que cegos possam perceber as imagens.

 

Museu do Café Centro Histórico - Centro - Santos – SP

O espaço oferece exposições específicas ao público como noções de manuseio de objetos das indústrias do café. Lá também possuem áreas sensoriais para estimular os sentidos do olfato e paladar, muito apreciadas por pessoas com deficiência visual. O museu também disponibiliza catálogos em braile e audiodescrição.

 

Centro de Memória Dorina Nowill - Vila Clementino - São Paulo – SP

A instituição conta com exposições sobre a cultura da deficiência visual no Brasil e seu acervo é composto por equipamentos utilizados por cegos, documentos históricos, fotografias, audiovisuais e muitos outros.

Toda a exposição é acessível (recursos táteis e sonoros, piso tátil, audiodescrição, etc.) e as esculturas e objetos são disponíveis ao toque.

Para visitas é preciso agendar antecipadamente.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos - Parque da Cidade – Santana - São José dos Campos – SP

Para conhecer o museu com mais facilidade, as pessoas com deficiência auditiva e visual têm acesso às informações de cada uma das salas da exposição por meio de tablets e fones de ouvido instalados nas salas da exposição permanente, com diferentes vídeos que relatam em audiodescrição, legendas e libras. 

 

Museu Índia Vanuíre - Centro – Tupã – SP

Com foco na cultura indígena, possui uma das mais importantes coleções antropológicas do país. O museu conta com o acervo com cerca de 38 mil peças e inclui objetos multissensoriais, como maquetes, reproduções em relevo e réplicas de objetos etnológicos que poderão ser apreciados não somente de forma visual, mas também por meio da sensibilidade do toque e de outros sentidos.  Entre outros recursos estão vídeos com audiodescrição e legendas em português e libras.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS E O DIREITO AO LAZER 

  • Em todo Brasil, todos estabelecimentos culturais ou de lazer (shows, cinemas teatros e outros), as pessoas com deficiência tem direito à meia entrada segundo o decreto 8.537/15 que regulamenta a lei nº 12.933/13.

  • No mínimo 5% de cada brinquedo e equipamento de lazer deve ser adaptado tanto em parques, como nos demais locais de uso público, Lei 10.098/2000 art. 4º parágrafo único.

  • Reserva de espaço para pessoa em cadeira de rodas e assentos para pessoa com deficiência em teatros, cinemas, auditórios, estádios, ginásios de esportes, locais de espetáculos e de conferências e similares. Decreto 5.296/06 art. 23 e Lei 13.146/15 art. 44 §1º.

  • Espaços reservados em espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar abrangendo pessoa em cadeira de rodas, deficientes auditivos e visuais, incluindo seus respectivos acompanhantes. Art. 12 da lei 10.098/00.

  • Acessibilidade na web. Lei 13.146/15 art. 63.

Leia também

Jardins e trilhas sensoriais - Jardinagem

Turismo adaptado

Revisão: Telma Nunes de Luna

 

Fontes

Deficiente Consciente

Dorina Nowill

Freedom
Mashable

Ricardo Shimosakai

SouBH

Wikipedia

Siga nossas redes sociais!

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
selo-150x150.png

Síndrome de Usher Brasil @ 2016 Todos os direitos reservados

sindromedeusherbrasil@gmail.com

bottom of page